sábado, 16 de abril de 2011

Aproveitando a páscoa - Entenda o real motivo dos feriados religiosos...

Já parou pra pensar nos motivos pelos quais "comemoramos" os feriados religiosos? Pergunte a sua tia carola e ela lhe dará uma explicação detalhada e cheia de menções bíblicas. Mas... adivinhe? Sim, o conhecimento da sua tia carola está um pouco distante da realidade, pois ela também foi engambelada pelos "ensinamentos" da nossa era patriarcal.

Acontece que os povos pagãos, que já existiam muito, muito antes do advento do cristianismo, coisa de mais de 10 mil anos atrás, comemoravam determinadas datas de acordo com o ciclo do sol, da lua, das estrelas e dos planetas. Apesar desses povos datarem de muitos milênios atrás, o que eles tinham em comum é que eram muito avançados. Já conheciam astronomia, engenharia, e muitas outras áreas que sequer imaginamos hoje em dia. Pra você ter uma idéia, não seria possível construir as pirâmides do Egito com a tecnologia disponível atualmente, apesar de todo o "avanço" de nossa civilização.

Mas, voltando ao que interessa: Os povos pagãos que habitavam o hemisfério norte, comemoravam uma data conhecida como solstício de inverno,  que é quando os dias começam a ficar mais longos. Eles acreditavam que essa época marcava o início da vitória da luz sobre a escuridão. E, adivinha? O solstício de inverno acontece quando? No final do mês de dezembro! Jingle Bells! Agora você sabe exatamente porque não se comemora o nascimento de Jesus no primeiro dia de janeiro. Havia interesse na sobreposição das datas.

Por volta do dia 21 de março, no hemisfério norte, os povos pagãos comemoravam o início do Equinóceo de Primavera, data a partir da qual dia e noite têm a mesma duração. Esses povos costumavam colocar ovos num altar. Os ovos também podiam ser pintados crus e enterrados, ou cozidos e depois comidos, enquanto se mentalizava um desejo. Os ovos eram decorados com símbolos mágicos e os pedidos eram voltados à fertilidade, pois o ovo era considerado um símbolo de fecundidade e renovação. Pois é... Bem que você nunca entendeu a explicação de sua tia carola quando você afirmava pra ela que o coelho não bota ovo...

Enfim, acho que deu pra entender o recado... O mundo vai muito além do que você imagina. E a importância da mulher e da fertilidade já foram muito mais enaltecidas do que em nossa presente data, em nossa fase patriarcal onde tudo parece meio impermeabilizado, estéril.

Há muitas outras datas que os povos antigos comemoravam e que foram sobrepostas com festividades cristãs, com o intuito de eliminar a cultura antiga. Para quem quiser pesquisar, aí vão algumas: Beltane, Lammas, Equinóceo de Outono, Samhaim.

 Termino este post por aqui, desejando a todas as minhas leitoras um doce Equinóceo de Primavera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário