quinta-feira, 2 de junho de 2011

Conheça a Aromaterapia

Desde os primórdios da história, o ser humano tem usado as plantas como uma ferramenta natural para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar.

O que pouca gente sabe é que a utilização dos aromas também tem origens muito antigas.

Os cheiros têm o poder de mudar o estado de espírito das pessoas: acalmar, seduzir, ajudar a ter um sono tranquilo, ou ainda tornar a mente mais alerta.

E é aí que entra esta mistura de arte com ciência, conhecida  como "Aromaterapia", que é o uso da essência das plantas em benefício da saúde.

A Aromaterapia utiliza os óleos essenciais, que nada mais são do que concentrações altas da essência das plantas. Poderíamos dizer resumidamente, que um óleo essencial é um "azeite", mas de uma determinada planta. Assim como temos o azeite de oliva, que é extraído do fruto da oliveira, a azeitona, temos outros "azeites", de outras plantas.

Os óleos essenciais são extraídos de várias maneiras. A mais comum sendo com o uso de um destilador, que separa a água do óleo.

Alguns exemplos de óleos essenciais: O óleo essencial de flor de laranjeira (Neroli), óleo essencial de jasmim, óleo essencial de lavanda, de cipreste, de cedro, camomila, eucalipto, entre centenas de  outros. Alguns custam baratinho, outros, como o óleo de rosas, são caríssimos, dada a quantidade de pétalas de rosas necessárias para extração de poucos mililitros de óleo. Mas é uma verdadeira jóia em estado líquido.

E como se usa? Ao primeiro contato, parece estranho falar de terapia de aromas. Na verdade, a Aromaterapia vai muito além. O perfume é só um detalhe.

Utiliza-se os óleos essenciais de diversas maneiras. Pode-se pingar gotas na água do banho, pode-se misturá-los a algum óleo básico (gérmen de trigo, óleo de uva, etc) para uma deliciosa massagem terapêutica, pode-se aplicá-los sobre ferimentos para evitar infecção, pode-se utilizá-los para perfumar um ambiente e assim evitar a proliferação de virus e bactérias pelo ar.

Alguns hospitais na França utilizam este método para diminuir o número de casos de infecção hospitalar, pois os óleos essenciais suspensos no ar ajudam na eliminação de gérmes nocivos.

Alguns exemplos do uso de óleos essenciais:

Óleo de Tea Tree (melaleuca alternifolia): bactericída, anti-fúngico e antiviral, um poderoso agente anti-séptico. Óleo de eucalipto (eucalyptus globulus): excelente para o tratamento de problemas respiratórios.
Óleo essencial de jasmim (Jasminum Officinale): Afrodisíaco.

Óleo essencial de Neroli - flor de laranjeira (Citrus Aurantium): antidepressivo, sedativo, tônico circulatório.

É importante salientar que os óleos essenciais não devem jamais ser ingeridos, dada a sua concentração. Só se usa óleos essenciais em inalações ou massagens.

Outro aviso importante é que o "óleo essencial" é o produto verdadeiro e costuma custar caro. "Essência" é outra coisa completamente diferente e geralmente é artificial (imitação).

Recomendo fortemente pesquisar sobre Aromaterapia, pois é um conhecimento que pode mudar a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário